Florianópolis Web > Florianópolis > Pontos Turísticos > Mercado Público Municipal

Mercado Público Municipal | Florianópolis / SC

    

Mercado Público Municipal
Mercado Público Municipal

O prédio que hoje abriga o Mercado Público Municipal de Florianópolis foi construído em frente à Alfandega no ano de 1898, em substituição ao antigo mercado, o qual foi demolido em 1896 após 45 anos de funcionamento.


A história deste primeiro mercado é um importante marco para a cidade. Foi o debate sobre a sua localização, entre os anos de 1791 e 1848, que deu origem aos dois primeiros partidos políticos de Santa Catarina.


O atual Mercado Público Municipal foi construído em duas etapas: a primeira, em 1899, contava com apenas uma ala. Em 1915 foi construída em cima de um aterro a segunda ala, bem como as torres, as pontes que as interligam e o vão central. A totalidade da construção conta com 140 boxes, onde encontramos roupas, utensílios, alimentos e trabalhos de artesanato em cerâmica, palha e vime.


O prédio, com os diversos bares do vão central, é um ponto de encontro, tanto para os nativos quanto para os turistas, bem como palco de manifestações populares, do tradicional pagode de sábado e das festividades de Carnaval.